Cegueira deliberada é truque para fabricar dolo

A expressão “cegueira deliberada” designa uma construção do common law — willful blindness ou “doutrina do avestruz” — segundo a qual quem evita confirmar um fato suspeito pode ser tratado como se o conhecesse. No Brasil, porém, ela não tem previsão legal autônoma, não constitui espécie própria de imputação subjetiva e não altera os requisitos legais do dolo.

O uso dessa doutrina em processos criminais é profundamente preocupante. Ela não pode substituir a prova do dolo, criar uma categoria intermediária entre dolo e culpa, nem introduzir, por via interpretativa, uma forma de lavagem culposa não prevista em lei.

A imputação por lavagem exige prova da conduta típica e do elemento subjetivo doloso. Suspeita, possibilidade abstrata de conhecimento, falta de diligência, relação familiar ou descumprimento de dever administrativo não bastam, isoladamente, para sustentar uma condenação. Esses elementos podem justificar apuração, investigação ou produção de outras provas; não demonstram, por si, conhecimento da origem ilícita dos bens, direitos ou valores.

Sem demonstração concreta de conhecimento ou, quando cabível, de efetiva representação e aceitação do risco, a “cegueira deliberada” converte-se em atalho para fabricar dolo. A cautela é coerente com os próprios parâmetros norte-americanos da willful blindness, que exigem prova de que o agente percebia uma alta probabilidade da existência do fato e intencionalmente evitou confirmá-lo; negligência, imprudência ou a afirmação de que ele “deveria saber” não são suficientes.

‘Deveria saber’ não é dolo

O artigo 18, I, do Código Penal define o crime doloso: o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Há dolo direto quando ele conhece e quer realizar a conduta típica. Há dolo eventual quando representa concretamente a possibilidade do fato típico e, ainda assim, atua aceitando-a ou conformando-se com ela. Pelo art. 20, o erro sobre elemento constitutivo exclui o dolo; a punição por culpa exige previsão legal.

Na lavagem, a origem criminosa do bem, direito ou valor é elemento essencial. O artigo 1º da Lei 9.613/1998 pune a ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal. Não há modalidade culposa de lavagem.

“Deveria saber” não resolve a imputação. A fórmula remete a dever de cuidado e pode indicar negligência, imprudência, desorganização ou infração administrativa; não prova, por si, conhecimento da origem criminosa, nem representação concreta dessa origem acompanhada de aceitação do risco.

A questão não é simplesmente terminológica. Equiparar falta de diligência, suspeita não confirmada ou possibilidade de conhecimento ao dolo cria, por via interpretativa, modalidade de responsabilização não prevista pelo legislador. Isso afronta a reserva legal e a vedação de analogia in malam partem. O intérprete pode definir o alcance de conceitos legais; não pode substituir o elemento subjetivo exigido pela lei por um dever genérico de saber.

Spacca…

É indispensável distinguir conhecimento, aceitação do risco, suspeita e falta de diligência. Há dolo direto quando o agente sabe da origem criminosa e oculta ou dissimula os ativos. Há dolo eventual quando representa concretamente essa origem como possibilidade relevante, aceita o risco e atua apesar disso. Suspeita genérica, sem prova de representação e aceitação, não basta. Poder ter investigado melhor pode revelar descuido ou infração administrativa, mas não transforma automaticamente a conduta em lavagem dolosa.

Se o agente desconhece a origem ilícita, o erro exclui o dolo; culpa só seria punível se prevista em lei. Operações atípicas, entre familiares ou terceiros, pagamentos em espécie e valores elevados podem justificar apuração, mas não provam, isoladamente, lavagem ou dolo.

A passagem da suspeita ao conhecimento, da possibilidade de saber à representação efetiva e da falta de diligência à aceitação do risco exige prova concreta, individualizada e suficiente, cujo ônus recai sobre a acusação. Operação suspeita não é prova de conhecimento. Dever de cautela não é dolo. Possibilidade de investigar não é aceitação do risco. Converter sinais de alerta em presunção de elemento subjetivo inverte o ônus da prova e viola a presunção de inocência.

Parentesco não é dolo

A mesma cautela se impõe quando a suspeita decorre de vínculo familiar. Parentesco não é fato típico, sobrenome não demonstra dolo e convivência não configura coautoria. A relação familiar, por si, não prova contribuição causal, participação, posição de garantidor, ciência da origem ilícita dos ativos ou adesão à lavagem.

Empréstimos entre parentes, vendas de bens, transferências patrimoniais, pagamentos de despesas ou operações em espécie podem ser objeto de apuração. Só adquirem relevância penal, porém, se houver elementos concretos de simulação, ocultação ou dissimulação, acompanhados de prova do dolo. Não autorizam que a acusação presuma conhecimento criminoso a partir da proximidade afetiva ou da relação de confiança.

A falta de formalização ideal de empréstimo entre familiares, a realização de negócio em espécie ou a posterior necessidade de explicar a dinâmica patrimonial não invertem o ônus da prova. A defesa pode apresentar documentos, conversas, registros bancários, declarações fiscais, prova da atividade comercial ou qualquer outro elemento esclarecedor. Mas a inexistência de documentação perfeita não autoriza concluir que a operação foi simulada, que os recursos eram ilícitos ou que o destinatário conhecia sua origem criminosa. A suspeita deve ser provada; não presumida da informalidade própria de relações privadas.

O STJ já afastou imputação por lavagem quando a acusação não descreve ato concreto de ocultação ou dissimulação, nem indica vínculo mínimo entre a conduta da acusada e a empreitada criminosa. No RHC 154.162/DF, relator ministro Sebastião Reis Júnior, a 6ª Turma trancou a ação penal porque a denúncia não demonstrava qual conduta da acusada teria contribuído para o êxito da imputada lavagem, nem apresentava indícios mínimos de conhecimento da origem ilícita dos valores e de atuação voltada à sua ocultação ou dissimulação.

Em precedente anterior, embora não relacionado ao delito de lavagem, o STJ também rejeitou a responsabilização fundada no vínculo conjugal e no mero usufruto de bens. No HC 18.206/SP, relator ministro Fernando Gonçalves, a corte assentou que o usufruto de bens adquiridos pelo marido, o relacionamento social com corréus, a conivência ou a simples ciência dos fatos não configuram coautoria sem contribuição causal ou forma juridicamente relevante de participação.

A imputação penal exige conduta própria, individualizada e dolosamente vinculada ao fato. Responsabilidade criminal não se transmite por laços familiares.

Não existe, pelo simples parentesco, posição automática de garantidor. Não há dever penal geral de investigar atos de familiar, impedir seus crimes ou denunciar suas relações patrimoniais. Transformar a proximidade familiar em dever de saber significa substituir a pessoalidade da responsabilidade penal por imputação fundada no vínculo familiar.

Cegueira deliberada é redundante

A cegueira deliberada costuma ser invocada precisamente quando não há prova suficiente do dolo. Diante de circunstâncias externas, constrói-se um dever de desconfiar; da ausência de investigação, extrai-se uma escolha consciente de ignorar; e, ao final, apresenta-se a ignorância presumidamente voluntária como equivalente ao conhecimento. O resultado é a transformação de insuficiência probatória em imputação dolosa.

A fórmula é dispensável. Se a prova demonstra que o agente sabia da origem ilícita e colaborou para ocultá-la ou dissimulá-la, há dolo direto. Não é preciso falar em cegueira deliberada. Se a prova demonstra que o agente representou concretamente a origem ilícita como possibilidade relevante e a aceitou, há dolo eventual. Também não é preciso falar em cegueira deliberada.

Se, porém, a prova revela apenas fatores de alerta, operação estranha, falta de perguntas, ausência de diligências ou descumprimento de protocolo, não se provou dolo. Nesse caso, a expressão funciona como expediente linguístico para converter culpa, negligência ou insuficiência de prova em responsabilidade dolosa.

Essa é a crítica de Guilherme Brenner Lucchesi [1]: a cegueira deliberada não corresponde ao dolo eventual brasileiro e tende, na prática, a suprir a falta de prova do dolo ou a punir culpa como dolo. A chamada evitação de informação não substitui conhecimento ou representação concreta do fato típico, nem vontade de realizar a conduta sob aceitação do risco.

Zaffaroni e Pierangeli [2] definem o dolo como vontade de realização do tipo objetivo guiada pelo conhecimento de seus elementos. Não se exige certeza absoluta, mas conhecimento efetivo ou representação concreta; conhecimento potencial, aquilo que se poderia obter com mais cuidado, não basta. No dolo eventual, o sujeito atua diante de uma possibilidade que representa e aceita: “se acontecer, azar”. Isso não descreve desatenção, imprudência ou desconhecimento evitável.

A distinção entre dolo eventual e culpa consciente é decisiva. Nesta, o agente prevê o resultado, mas acredita que ele não ocorrerá; naquele, prevê e aceita. Na culpa inconsciente, não há sequer representação, embora o risco pudesse ser percebido. Dizer que “não sabia, mas deveria saber” aproxima-se da culpa, não do dolo eventual. Como a lavagem não admite modalidade culposa, a negligência não autoriza condenação.

STF não mudou a lei

Na AP 470, parte dos votos do STF admitiu a possibilidade de dolo eventual em lavagem e empregou linguagem próxima à cegueira deliberada, partindo da premissa de que elementos subjetivos poderiam ser extraídos de circunstâncias externas. Essa premissa, contudo, não autoriza a equivalência entre “sabia” e “devia saber”. Saber é afirmação sobre conhecimento; dever saber é juízo normativo sobre cuidado. A primeira pode sustentar dolo; a segunda remete, em regra, à culpa.

A divergência apareceu no próprio julgamento. No item VII da AP 470, o ministro Ricardo Lewandowski votou pela absolvição de acusados por insuficiência de provas. Quanto a alguns réus, entendeu que o Ministério Público não demonstrara inequívoco conhecimento da origem ilícita dos recursos. Ressaltou que, na lavagem de dinheiro, o dolo deve ser demonstrado, pois inexiste forma culposa do delito; mesmo admitido o dolo eventual, a acusação não pode prescindir de sua prova.

A AP 470 não fixou tese vinculante nem criou forma autônoma de imputação subjetiva denominada “cegueira deliberada”. Seus votos respondiam a imputações concretas e não autorizam converter operações suspeitas, deveres de cautela ou ausência de investigação em prova suficiente de dolo em qualquer processo de lavagem.

Nenhuma decisão judicial pode acrescentar à Lei 9.613/1998 uma modalidade culposa que o legislador não criou. A dificuldade de demonstrar conhecimento em estruturas econômicas complexas não autoriza reduzir o conteúdo do dolo, inverter o ônus da prova ou enfraquecer a presunção de inocência.

Compliance não é prova penal

A Lei 9.613/1998 impõe a certos setores deveres de identificar clientes, manter registros, comunicar operações suspeitas e adotar controles. São deveres preventivos, cuja violação pode gerar sanções administrativas. Não se confundem, por si, com prova de dolo penal.

Falha de cadastro, descumprimento de protocolo, ausência de comunicação ou deficiência de compliance podem indicar problema de governança. Não demonstram, sem elementos adicionais, que o agente sabia da origem criminosa ou decidiu ocultá-la. A lei de lavagem não tipifica o mero deixar de comunicar, identificar ou fiscalizar como crime de lavagem.

Tampouco o dever administrativo cria, automaticamente, posição penal de garantidor. A imputação por omissão imprópria exige dever jurídico específico de impedir o fato, poder real de intervenção, ciência da prática ilícita, omissão dolosa e vínculo efetivo entre a inação e a ocultação ou dissimulação. A condição de pessoa obrigada pela lei de lavagem, o exercício de função de controle ou a obrigação de comunicação não bastam para transformar infração administrativa em autoria por omissão.

A acusação deve provar a origem criminosa dos ativos, a conduta de ocultar ou dissimular e o dolo. A autonomia da persecução da lavagem dispensa condenação prévia pelo crime antecedente, mas não dispensa prova de que os valores provêm de infração penal. Autonomia da lavagem não é autonomia da prova. Ausência de explicação patrimonial, informalidade da operação ou atipicidade negocial não demonstram automaticamente procedência criminosa.

Também não basta demonstrar recebimento, guarda, transporte, negociação ou movimentação de valores: é necessário ato típico de ocultação ou dissimulação. A cegueira deliberada não pode suprir, ao mesmo tempo, ausência de prova da origem ilícita, da ocultação ou dissimulação e do dolo. Quanto mais a imputação depende de inferências frágeis, maior o risco de substituir prova por narrativa.

A conclusão é direta. Se há prova de que o agente sabia da origem criminosa e atuou para ocultá-la ou dissimulá-la, há dolo direto. Se há prova de que representou concretamente essa origem como possibilidade e aceitou atuar apesar dela, ocultando ou dissimulando, há dolo eventual. Se não há prova de nenhuma dessas situações, não há dolo. “Cegueira deliberada” não preenche o vazio. Ela não transforma suspeita em ciência, cognoscibilidade em conhecimento, omissão de diligência em aceitação do risco ou lavagem dolosa em crime culposo criado por interpretação.

 

[1] LUCCHESI, Guilherme Brenner. A punição da culpa a título de dolo: o problema da chamada “cegueira deliberada”. 2017. Tese (Doutorado em Direito) — Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: acervodigital.ufpr.br/handle/1884/49523. Acesso em: 3 out. 2026.

[2] ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 11. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015, p. 448.

O post Cegueira deliberada é truque para fabricar dolo apareceu primeiro em Consultor Jurídico.